quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

História da música


Li e adorei esse texto sobre a história da música principalmente porque percebo muita dificuldade nas pessoas em compreenderem o que é realmente a música clássica e erudita. Leiam tudo pois não há nada aqui que não seja importante saber sobre música. E por favor, acessem o site para saber mais informações.


História da música
Fonte:
http://www.oliver.psc.br/historia%20musica.htm

Quando ouvimos uma música executada por uma orquestra, o termo música clássica é empregado em dois sentidos diferentes. As pessoas às vezes, usam a expressão ‘música clássica’ considerando toda a música dividida em duas grandes partes: ‘clássica’ e ‘popular’.

Para o estudioso ou musicólogo, entretanto, ‘Música Clássica’ tem sentido especial e preciso: é a música composta entre 1750 e 1810, que inclui a música de Haydn, Mozart, Beethoven e outros. As composições de outros autores, não podem ser consideradas clássicas. Ouvir Bach ou Vivaldi significa dizer que estamos ouvindo música barroca, se referirmos a Chopin, Verdi ou Wagner estaremos ouvindo música do período romântico. Se quisermos generalizar, pudemos dizer que gostamos de música Erudita. Estudemos um pouco mais...

Não falaremos da música dita popular com as suas várias definições, pois essas podem levar o sujeito a estados de muita alegria ou mesmo de grande depressão. Aquelas que falam do amor entre homem e mulher podem ilustrar o que estamos querendo dizer. Podem causar entusiasmo de alegrias ou levar o sujeito a cometer erros em nome desse amor; pode elevar o sentimento como, pode também rebaixá-lo a ponto de deixá-lo na sarjeta.


A música Erudita em todos os seus períodos tende a levar o sujeito ao equilíbrio, pois, uma onda sonora causa mudanças na pressão do ar na medida em que se move através dele. Desta forma, quando os temas musicais fluentes, diminuem a velocidade da pulsação do coração e da respiração, você mergulha em um mundo de harmonia que lhe transmite paz, tranquilidade e relaxamento.

Composições cheias de tranquilidade evocam as imagens que vão até as fronteiras de sua percepção, comovendo você profundamente. Por isso, quando você ouve um “canto Gregoriano” ou uma música mais tranquila (harmônica), você tende a se acalmar e a entrar num estado de relaxamento e reflexão. Por isso, muitas pessoas ao ouvirem música dessa natureza sentem sonolência devido ao relaxamento dos músculos provocado pelo ar rarefeito.

Há alguns anos atrás, vimos no programa Fantástico da TV Globo uma pesquisa feita por cientistas nos Estados Unidos, onde eles colocaram dentro de quartos separados, plantas com flores que tinham sido germinadas, crescidas e dado flores ao mesmo tempo. Em um ambiente, as plantas ouviam músicas barrocas e no outro, as plantas ouviam música do tipo rock metal. Após vinte e quanto horas e com o acompanhamento de quadros feitos pela câmera, pudemos observar, na medida em que o tempo passava que as que ouviam rock foram murchando e as outras ficaram mais viscosas como se estivessem mais alegres.

Divaguemos um pouco mais sobre a música erudita para melhor compreensão:

Entre os vestígios remanescentes das grandes civilizações da antiguidade, foram encontrados testemunhos escritos em registros pictóricos e escultóricos de instrumentos musicais e de danças acompanhadas por música. A cultura sumeriana, que floresceu na bacia mesopotâmica vários milênios antes da era cristã, incluía hinos e cantos salmodiados em seus ritos litúrgicos, cuja influência é perceptível nas sociedades babilônica, caldéia e judaica que se assentaram posteriormente nas áreas geográficas circundantes. O antigo Egito, cuja origem agrícola se evidenciava em solenes cerimônias religiosas que incorporavam o uso de harpas e diversas classes de flautas, alcançou também alto grau de expressividade musical.

Na Ásia onde a influência de filosofias e correntes religiosas como o budismo, o xintoísmo, o islamismo etc. foi determinante em todos os aspectos da cultura; os principais focos de propagação musical foram as civilizações chinesa, do terceiro milênio antes da era cristã e indiana.

O ocidente europeu possuía uma tradição pré-histórica própria. É bem conhecido o papel preponderante assumido pelos druidas, sacerdotes, bardos e poetas, na organização das sociedades celtas pré-romanas.

A tradição musical da Anatólia, porém, penetrou na Europa através da cultura grega, cuja elaborada teoria musical constituiu o ponto de partida da identidade da música ocidental, bastante diversa da do Extremo Oriente.

A música americana pré-colombiana possui acentuado parentesco com a chinesa e a japonesa em suas formas e escalas, o que se explica pelas migrações de tribos asiáticas e esquimós através do estreito de Bering, em tempos remotos. Finalmente, a cultura musical africana não árabe peculiariza-se por complexos padrões rítmicos, embora não apresente desenvolvimento equivalente na melodia e na harmonia.

Ao redor de 500 anos D.C. a civilização ocidental começou a emergir do período conhecido como A Idade Escura. Durante os próximos 10 séculos, a Igreja católica recentemente emergida dominaria a Europa, enquanto administrando justiça, instigando "as Cruzadas Santas" contra o leste, estabelecendo Universidades, e geralmente ditando o destino da música, arte e literatura.

Dessa forma classificou a música conhecida como canto gregoriano que era a música aprovada pela Igreja. Muito posterior, a Universidade de Notre em Paris viu a criação de um tipo novo de música chamada organum. Foi cantada a música secular por toda parte na Europa pelos trovadores e trouvères de França. E foi durante a Idade Media que a cultura ocidental viu a chegada do primeiro grande nome em música, o de Guillaume Machaut.

Diante do exposto, podemos dividir a história da música em períodos distintos, cada qual identificado por um estilo. É claro que um estilo musical não se faz da noite para o dia. É um processo lento e gradual, sempre com os estilos sobrepondo-se uns aos outros. Mas, para efeito de classificação, costuma-se dividir a História da Música do Ocidente em seis grandes períodos:


Música Medieval até cerca de 1450:

-Principais Compositores Medievais

Perotin - século XII

Leonen - século XII

Guido d’Arezzo 995/ 1050

Philippe de Vitry 1290 - 1361

Guillaume de Machaut - 1300/ 1377

John Dunstable - 1385/1453





Música Renascentista 1451 - 1600:

-Principais compositores renascentistas

William Byrd - 1542/ 1623

Josquin des Préz - 1440/1521

Palestrina - 1525/ 1594

Giovanni. Gabriel - 1555/ 1612

Cláudio Monteverdi - 1567/ 1643



Música Barroca 1601 - 1750:

-Principais compositores Barrocos

A Corelli - 1653/ 1713

A Scarlatti - 1660/ 1755

A Vivaldi - 1678/ 1741

D Scarlatti - 1685/ 1757

Henry Purcell - 1659/1695

George Philipp Telemann - 1681/1767

J. S. Bach - 1685/ 1750

J. F. Haendel - 1685/ 1759

Jean-Philippe Rameau - 1683/ 1764

José Antônio Carlos Seixas - 1704/ 1742




Música Clássica 1751 - 1810: (clássicismo)

-Principais compositores Clássicos

Carl P. E. Bach 1714 - 1788

Gluck 1714 - 1787

Haydn 1732 - 1809

W. A. Mozart 1756 - 1791

Ludwig Van Beethoven)* 1770 - 1827

Joaquim A. de Mesquita -1746/1805

Padre José Maurício N. Garcia1767/1830

Antonio Soler Ramos - 1729/1783

Muzio Clemente- 1729/1783


* Ludwig Van Beethoven é também conhecido como o compositor pré- romântico pois ele foi o precursor mais importante para abertura desse novo período, fugindo de muitas regras do período clássico.




Música Romântica 1811 - 1900:

-Principais compositores Românticos

Gustav Mahler - 1860/1911

Moritz Moszkowki - 1854/1925

Geuseppe Verdi - 1813/1901

Sergei V. Rachmaninov - 1873/1943

Louis Hector Berlioz - 1803/1869

F.Schubert 1797 - 1828

F. Mendelssohn 1809 - 1847

F. Chopin 1810 - 1849

R. Schumann 1810 - 1856

F.Liszt 1811 - 1886

R. Wagner 1813 - 1883

J. Brahms 1838 - 1897

Tchaikovsky 1840 - 1893





Música Moderna - 1901 em diante:

-Compositores do século XX

Igor Stravinsky - 1882/1971

Cláudio Santoro - 1919/1989

Sergei Prokofiev- 1891/1953

Marlo Nobre de Almeida - 1939/

Francisco Mignone - 1897/1986

Edino Krieger

Cézar Guerra Peixe - 1914/1993

Radamés Gnatalli - 1906/1988

Alberto Evaristo Ginatera - 1919/1983

Oscar Lorenzo Fernandez - 1897/1948

C. Debussy 1862 - 1918

Schoenberg 1874 - 1951 1951

M. Ravel 1875 -1937 -

B. Bartók 1881 - 1945-

A. Berg 1885 - 1945 -

H. Villa- Lobos 1887 - 1959

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